INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL, OS LÍDERES E AS ORGANIZAÇÕES

                              
Na última edição, escrevi, baseada na teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner, sobre as várias Inteligências dando ênfase na Inteligência Intrapessoal. Recebi muitos reconhecimentos e comentários que me fizeram feliz , principalmente sobre a  expectativa que causei deixando-os curiosos pela continuidade. Obrigada aos amigos e desejo que este artigo seja mais uma contribuição  para seu crescimento pessoal e profissional. Boa leitura!

O Conceito de Inteligência Existencial segundo o autor, é a capacidade humana de formular e examinar as perguntas mais importantes  para a maioria dos Seres Humanos  de se obter respostas sobre a vida.

Exemplos:
- Quem somos nós?
- Porque estamos aqui?
- O que vai nos acontecer?
- Porque morremos?
- Qual é o sentido disso tudo?

A existência envolve grandes negócios. Ela também é uma faceta insuficientemente reconhecida no local de trabalho; e se as pessoas não encontram significado em sua vida profissional, ficam insatisfeitas e pior que isto, improdutivas.

Cada vez mais, nos deparamos com vários produtos em torno da Existência e da Fé: livros, discos, filmes, marketing de vários produtos e programas de TV que lidam com a esfera espiritual – de anjos a demônios. Percebe-se que todos esses recursos podem ajudar a encontrar significado no próprio trabalho e com certeza não é simplesmente um desafio nos negócios – é uma necessidade profunda em todas as profissões e atividades.

Na atualidade é  vital  para as Organizações que a alta Liderança elabore um Plano Estratégico e divulgue a Visão, Missão e os Valores da Organização, conscientizando seus clientes internos  sobre as competências necessárias para atingirem os resultados estabelecidos.

Alinhar a Missão da Organização com a Missão Pessoal de seus colaboradores, tem como princípio torná-los Inteligentes Existencialmente. As  mudanças que  vivenciamos em todas as áreas de nossas vidas  evidenciam  que as Pessoas  são o verdadeiro capital das empresas e o grande diferencial competitivo.  Pessoas fazem a diferença. Pessoas querem ser bem tratadas.

Há uma década o manda quem pode e obedece quem tem juízo era unanimidade e não era possível tratar de maneira produtiva as questões mais importantes da esfera humana e do espírito humano. Líderes com personalidades autoritárias são especialmente propensos a se agarrarem às crenças antigas, tornando-os ineficazes em sua conduta com a Equipe e resistindo as mudanças.

Hoje a busca da qualidade de vida e o alívio dos sintomas de  stress, reabrem as janelas da mente. Podemos conceituar o que as pessoas estão pensando, como elas estão pensando, e quando necessário mudar os seus  pensamentos. Este é um trabalho que o Líder deve se qualificar para  executar dentro das organizações.

Utilizando do acompanhamento de um Coach, da  abordagem humanista, das técnicas comportamentais que  baseiam-se no emergente entendimento científico de como a mente funciona (cortesia da psicologia, neurociência, lingüística, etc)  é preciso que a Liderança trabalhe e supere a  resistência a mudança. Lembrando que mudar é se comprometer, e comprometimento traz responsabilidade e para assumir mais responsabilidade é preciso acreditar que vale a pena, é preciso encontrar o verdadeiro significado daquilo que  faz.

As Organizações precisam de resultados. Para atingir resultados é preciso ter Líderes  Inteligentes Tecnicamente e Inteligentes Existencialmente. Tornar-se um Líder  com Inteligência Existencial, envolve duas ondas de mudança mental.
A primeira é a crença de que o trabalho qualificado é uma parte importante da vida, um fenômeno vital demais para ser deixado ao acaso ou aos outros.

A segunda é a criação de experiências que provavelmente aumentarão a incidência do trabalho qualificado.

Líderes que adotam um estilo mais humilde, flexível, curioso, são aqueles que demonstram através do seu comportamento coerente, serem inteligentes existencialmente. Reconhecem seus valores e sabem da sua Missão enquanto Seres Humanos. Trabalham com paciência, tolerância, se realizam como profissionais, eles gostam do trabalho, assumem responsabilidades, e enquanto gerenciam coisas, lideram Pessoas! São essencialmente Trabalhadores Qualificados.

Para desenvolver a Inteligência Existencial é necessário responder  ser ou não um Trabalhador Qualificado. Embora a ética de qualquer indivíduo possa ser contestada, existe claramente uma diferença entre os indivíduos que tentam ser responsáveis na dimensão ética, e aqueles para os quais só importa o sucesso monetário ou status.

Para determinar ser ou não um trabalhador qualificado, faça uma análise sobre três fatores, designados por Missão, Modelo e Teste do Espelho.

1- Missão:
-Por que eu faço o que faço? Por que escolhi essa profissão? Qual é a minha contribuição para a sociedade?  Como concebo pessoalmente o meu domínio profissional? Quem mais além de mim é beneficiado com meu trabalho? Qual é a minha Missão nesta profissão?

2-  Modelo:
-Alguns Modelos são admiráveis, indivíduos que respeitamos e que recorremos em busca de orientação no nosso trabalho. Também aprendemos com modelos negativos, que chamamos de antimentores ou atormentadores, esses indivíduos são aqueles que falamos : Faça eu o que fizer, não quero ser como o fulano!

3- Teste do Espelho ( olhando para o espelho, pergunte-se):
- “Sou um trabalhador qualificado (sou ético e tenho Modelos)? Estou orgulhoso do trabalho que faço? Se não estou, o que posso fazer para me tornar um trabalhador qualificado?” Estou orgulhoso da maneira pela qual meus colegas de profissão estão executando seu trabalho? Sinto orgulho da Organização que trabalho?”

Em outros termos, ser um Trabalhador Qualificado é “ não vender sua alma ao diabo”, é resistir as varias tentações, é diferenciar Autoridade/ Autoritarismo, é servir com humildade sem perder a determinação, é falar bem de si mesmo e das pessoas que trabalham com você.

Pessoalmente, permita-me compartilhar que ter motivos para agir profissionalmente, com a crença de que além da minha realização, contribuo para um Mundo Melhor e que faço diferença na vida de outras pessoas quando realizo um trabalho, é melhorar cada vez mais minha Inteligência Existencial.

É ter coragem para transmitir  amor pelo que faz através do brilho no olhar!

Dulce Francisco.

                                                                                                    

Rua Capitão Grandino, 269 - Jd Paulistano - Sorocaba - SP - 18040-560 - Telefones: (15) 3211-5594 - (15) 3211-8210